Apresento o trabalho final do primeiro semestre da faculdade, a proposta do trabalho é criar 3 adornos conceituais inspirados em um conto de fadas, e se inspirar em um movimento artístico. Minha escolha foi o conto A Pequena Sereia (ou A Sereiazinha) de Hans Christian Andersen, e o movimento de arte Rococó. Dividi os adornos por capítulos, para remeter ainda mais o conceito de contos de fadas, e também, coloquei os nomes dos adornos em francês para ressaltar o uso do movimento Rococó (barroco francês).
 |
Marie-Louise O'Murphy
Francois Boucher |
A escolha do Rococó foi feita de cara já pelo próprio nome do movimento, o termo rococó forma da palavra francesa rocaille, que significa "concha", concha remete ao mar, que remete A PEQUENA SEREIA.
Não só pelo nome, mais também pela estética detalhada do movimento que me remete muito aos corais do mar, e também, as cores claras das águas vivas e etc. O erotismo presente no rococó também remete muito a sensualidade das próprias sereias.
CAPÍTULO UM - O PRÍNCIPE INTOCÁVEL
Inspirações - Tricorn Hat usado no filme Maria Antonieta, água viva (animal), a obra O Balanço de Jean-Honoré Fragonard e fashion plates de Maria Antonieta.
Conceito - O Intocável
O adorno simboliza o amor de Pérola (A Pequena Sereia) pela superfície, na história a única coisa que ela conhece da superfície são os barcos que passam sobre sua cabeça, e ela se apaixona por isso, porém não pode ter contato, é proibido o contato dos seres do mar com a superfície.
Design
O adorno tem a forma de uma água viva, um animal intocável (pois se tocar machuca), assim como o príncipe. O véu cobre o rosto do príncipe no adorno, dando um ar de mistério, de que ele é uma pessoa inacessível e distante.
Rosa - Representando a beleza, sedução e o amor.![]()
CAPÍTULO DOIS - O MONSTRO DO MAR
Inspirações - Lira (instrumento musical), polvo e Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun.
Conceito - Transformação
O adorno assim que aberto libera um tecido roxo escuro, simbolizando a tinta que o polvo, simbolizando assim, a bruxa do mar que mostra quem ela realmente é (ela muda de aparência). Após soltar a “tinta” o adorno pode ser colocado no pescoço, ficando em formato de capa.
Design
O adorno tem a forma de uma lira, representando a sedução da bruxa do mar (ela seduz a sereia inocente para o “mal caminho”), o som reproduzido pela lira é sedutor. A lira no adorno é formada por um tentáculo de polvo retorcido, as pérolas representam as ventosas que são encontradas nos tentáculos do polvo.
Música
No adorno se encontra um dispositivo que assim que apertado reproduz um som dentro de si. A música que toca no adorno representa a voz da sereia, a voz que Pérola trocou pelas pernas humanas. A bruxa do mar armazena a voz da sereia dentro de si mesma.
Lilás - Representando a magia, o misticismo e o mistério.
CAPÍTULO TRÊS - BEM-VINDO A VERSAILLES
Inspirações - Tridente, corais, brilho da água do mar e Maria Antonieta.

Conceito - Felizes para Sempre
O adorno simboliza o o casamento de Pérola, o véu atrás de sua cabeça além simbolizar o casamento em si simboliza também o mar sendo deixado para traz, porém o mar não sai de sua cabeça simbolizado pelo tridente de seu pai.
Design
O adorno é composto por uma tiara com um véu de noiva (de 3 metros), ele tem a forma de um tridente, simbolo de realeza do mar (na história).
Verde Água - Representando a paz, saúde e esperança.
clap clap clap, arrasou!
ResponderExcluir